Quando o assunto é ranking de fundos, surgem dúvidas como:
· Quais deverão ser os parâmetros de ranqueamento? retorno, risco, retorno ajustado ao risco.
· Qual intervalo de dados? 12 meses, 24 meses, ano atual, desde o início.
Independente das respostas para as indagações acima, permanece a dúvida se os fundos vencedores apresentam persistência de performance.
Isto é, se rodarmos este mesmo ranking com os mesmos critérios considerando outra data de análise, será que os fundos vencedores seriam os mesmos?
Em outras palavras: os fundos vencedores no ranking terminado em 30/09/2019 seriam os mesmos se o ranking fosse rodado em 31/08/2019?
Adicionalmente, é sabido que “torturando os dados” eles fornecem qualquer resposta. Sendo assim, para cada data de análise, se escolhermos uma janela de dados específica e um critério de ranqueamento “amigo”, praticamente qualquer fundo pode ocupar o primeiro lugar/quartil.
Porém, se rodarmos a mesma metodologia para diversas datas de análise, truques dificilmente se manterão de pé.
Metodologia Sugerida pelo Comdinheiro:
Suponha que se deseje ranquear os fundos de Ações que recebam alocação de EFPC usando como critério retorno 12 meses.
Ocorre que no lugar de rodar o ranking para apenas uma data de análise, rodaremos o ranking para todos os dias úteis de 2019 e depois criaremos um histograma de frequências por fundo, indicando os quartis (ou quintis ou decis) por ele ocupado.
O destaque ficaria para os fundos que mais ocuparam o primeiro quartil, indicando persistência de performance.
Por outro lado, olharíamos com mais reserva os fundos que de maneira persistente ficaram nos últimos quartis na maior parte dos dias úteis analisados.
Implementando Metodologia Sugerida usando Comdinheiro:
O primeiro passo foi pedir ao Comdinheiro para criar peer group com todos os fundos de Ações que recebam alocação de EFPC e que tenham data de início das atividades anterior a 01/01/2017. Rodando esta consulta com data de análise 16/10/2019, foram encontrados 228 fundos ativos (poderíamos também incluir fundos descontinuados para evitar o survival bias).
O segundo passo é valer-se da ferramenta do Comdinheiro que, consumindo apenas 1 pageview, rodará um ranking por dia útil entre 02/01/2019 e 16/10/2019 (201 rankings). O critério usado para ranquear foi retorno 12 meses terminados em cada data de análise.
Como resultado, para cada um dos 228 fundos estudados é criado um histograma evidenciando a frequência que cada fundo ocupou o 1°, 2°, 3° e 4°quartis.
Neste estudo em particular, os fundos abaixo ocuparam o primeiro quartil em todos os dias úteis entre 02/10/2019 e 16/10/2019:
Icatu Vanguarda Dividendos FIA
Leblon Ações FICFI Em Ações
Constância Fundamento FIA
Squadra Horizonte FIA
Fprv Sqa Sanhaço FIA Previdenciário
Sul América Pipe Sul Energia FIA
Vista FIA
Obs.: a ordem que cada fundo ocupa na lista acima não quer dizer que um rendeu mais que o outro. Todos da lista acima ocuparam o 1° quartil em todos os dias analisados.
Se você for nosso cliente e quiser utilizar o Comdinheiro para esta funcionalidade, entre em contato conosco para que possamos explicar como usar.
Se não for nosso cliente, solicite uma apresentação.
Contato:
Cleber Palma
|
Sistema Comdinheiro
Cleber.palma@comdinheiro.com.br
|
(11) 4133-4900
|