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Concorrência bancária e custo do crédito Este estudo investiga os efeitos da concorrência bancária em mercados locais, com ênfase no seu impacto no custo e volume do crédito. Para tal, são explorados episódios de fusões e aquisições (F&As) de bancos com ampla atuação geográfica que alteram a estrutura de mercados bancários locais no Brasil. Por meio de metodologia de diferenças-em-diferenças, compara-se a variação do custo e volume do crédito para empresas nas localidades afetadas pelos eventos de F&A – isto é, localidades onde houve redução do número de bancos – com a variação observada em localidades que não foram afetadas pelos eventos de F&As. Os principais resultados são: · Competição importa: a diminuição da competição bancária no nível do município reduz a oferta de crédito e eleva os spreads cobrados localmente. · Esse efeito anticoncorrencial só é estaticamente relevante em municípios onde o grau de competição era inicialmente baixo. · Quando já há mais competição no mercado local ou quando não há alterações na competição, os atos de concentração produzem ganhos de escala e eficiência produtiva que podem compensar seus potenciais efeitos anticoncorrenciais. · Tecnologias que eliminem a dimensão geográfica podem contribuir significativamente para a ampliação do crédito e redução do seu custo, na medida em que permitem maior concorrência sem a necessidade de presença física em cada localidade. Esse diagnóstico tem norteado a Agenda BC# para reduzir o custo do crédito de maneira sustentável. https://www.bcb.gov.br/publicacoes/estudosespeciais Diretoria de Política Econômica As transmissões de e-mail podem ser corrompidas. O remetente não será responsável por erros ou omissões no conteúdo na mensagem advindos das transmissões de e-mail. Para sair da lista, clique em Excluir e preencha os campos. |